sexta-feira, 1 de maio de 2009

"Sereno é quem tem a paz de estar em paz com Deus"

       Hoje é um daqueles dias difíceis de analisarmos nossas vidas e de expor alguns sentimentos.
       A noite dos carentes e ansiosos é bem solitária e reproduzir em forma de texto tudo o que sentimos neste momento, não é fácil.
Mas está semana tive uma vivência legal com uma área da minha vida que foi interessante.
Ao cuidar do meu corpo e da minha aparência indo na academia e em lojas para comprar roupas, vi que nem tudo aquilo que julgava fútil é realmente tão fútil.
O impulso de compra é sim algo que abrimos mão da maior parte da racionalidade, mas notar em nós melhorias na imagem, nos traz prazer e confiança para nos relacionar com o mundo. É inevitável e confuso. Não aconselho aos que neste momento relacionam aos seus problemas principais a questão financeira, mas aqueles que como eu tem problemas de auto-estima, utilizem com moderação.
A outra sim é bem mais importante. Sua relação com o corpo, o bem estar que ele oferece e necessita, os sinais que ele nos dá para alertar tudo o que está acontecendo com você mesmo.I isto sim é muito importante. É auto conhecimento e a boa relação entre mente e corpo, então, é algo primordial.
O stress por exemplo, nada mais do que a expressão física de um grande desafio que você está vivendo. Como o homem-das-cavernas que quando se deparava com seu maior predador, preparava seu corpo para uma grande decisão, "O Combate" ou "A fuga", mas ambas relacionadas a sobrevivência. O que acontece com nós hoje ? Bom, qualquer problema(principalmente o profissional e financeiro) é questão de sobrevivência e pior, o dinossauro não é visível e não sabemos na maior parte das vezes como combater ou fugir. Esta é a dificudade do problema que só se encontra no campo das ideias. 
Mas e o corpo? Bom, o corpo continua se preparando para uma grande decisão, mesmo que não sejamos conhecedor das opções. O stress está lá, só que não o utilizamos correndo e lutando e o corpo então começa a entrar em parafusos e a pedir que utilizemos outros recursos e consumir outras substâncias que nos tragam equilíbrio.
Bom as decisões que tomamos a partir disso são importantíssimas e não cabe meu julgamento aqui para dizer o que é melhor, mas conhecer seu corpo e realizar atividades que possibilitem tal equilíbrio é uma forma de tratamento para ansiedade e stress.
Então não despreze momentos onde você consegue respirar com calma e fechar os olhos e mudar o foco de seus problemas. Diminua a quantidade de pensamentos e sensações que causam tempestades em seu cérebro. Foque no essencial, como respirar, sentir todos os prolongamentos de seu membros, no calor de seu corpo e em todos os seus limites.
Para curiosidade de todos. Dizem que monges tibetanos possuem em uma área central do cérebro, onde se encontra a consciência, uma camada de cristal que isola a sua mente de todas as influências externas. Pasmo fiquei ao saber que idosos também tem tal características e então se explica que o porque a maturidade trás a eles a capacidade de não ouvir tudo o que lhes é dito. Será que dá pra tirarmos alguma lição disso ?


Bom isso foi um pouquinho do que pude refletir dos enormes prazeres de um dia de academia, após algumas semanas de praticas esportivas, tratamento com praticas alternativas e orientais. Também muito do que tá aí é do que eu ouço de profissionais e compilo como informações úteis para mim. 

Bom fim de semana a todos e aproveitem a virada cultural.

Um comentário:

  1. Acho que posso comentar com propriedade esta manifestação do corpo. Vejo que após deixar minha carapaça para trás, hoje sou eu , esta que esta aqui, de cara limpa e peito aberto para a vida.
    Quando nos preocupamos em como nos apresentamos a ela, estamos longe de qualquer de futilidade ou casca para sociedade. Somos nós, ali, nu e cru, com a cara a tapa para matar nosso leão de cada dia.
    Parabéns! Continue sempre em busca de você. E com certeza passar alguns momentos em frente ao espelho te faz lembrar de quem é.

    ResponderExcluir